domingo, 17 de fevereiro de 2013

BÁLINT FEHÉRKUTY UM ARTISTA HÚNGARO NO BRASIL





Os húngaros do século XX tem uma triste história em sua pátria, porém construíram uma bela história no Brasil, e entre seus legados esta a produção artística. 
Após a 1º Guerra Mundial a Hungria foi divida, perdendo 2/3 de seu território para formação de novos países como Romênia, Eslováquia, Ucrânia, Servia, Áustria e Eslovênia, muitos dos húngaros que da noite para o dia perderam sua pátria, decidiram migrar para outros países, o Brasil se fazia um boa opção, pois o cultivo do café estava em seu auge, sendo assim seguramente encontrariam trabalho no campo, porém ao chegarem a vida no campo não se tornou tão favorável aos migrantes fazendo que formassem vilas nas cidades, onde se estabeleceram tranquilamente até a Segunda Guerra Mundial. Como a Hungria lutou no lado oposto ao Brasil na Segunda Guerra Mundial houveram várias represarias a estas comunidades, como a proibição do uso e ensino do idioma húngaro ou qualquer manifestação cultural[1].
No fim da Segunda Guerra Mundial o comunismo se instalou na Hungria, um governo duro e sangrento dominado pela União Soviética que agiu com severas represálias contra os agricultores, empresários e contra a Igreja, ou seja, tudo que pudesse ir contra a ideologia comunista. Em 23 de Outubro de 1952 os Húngaros se revoltam contra o governo comunista, pedindo maior liberdade. Contra esta revolta as tropas soviéticas invadem a Hungria e em quatro de Novembro de 1956 mataram e prenderam uma grande quantidade de pessoas, ou seja, o fracasso da revolta contra o comunismo, fez com que um bom número de intelectuais, escritores e artistas se retirassem da Hungria, muitos destes vieram ao Brasil.
Um destes migrantes foi o artista Bálint Fehérkuty (Hungria, 05/11/1923 – São Paulo Paulo, 30/03/1977), sendo perseguido na Hungria, foi deportado a um campo de concentração comunista na Sibéria, de onde conseguiu fugir para o Brasil, sendo acolhido pela comunidade húngara, trabalhou como design de objetos e arquiteto e nos legou mais de meia centena de obras de arte conhecidas, algumas participantes de importantes mostras de arte no Brasil, como I Bienal de São Paulo em 1951 (imagem 1), XXXIII Salão Paulista de Belas Artes em 1968.
Sendo um artista múltiplo podemos dividir suas obras entre: pintura em aquarela (Imagem 2); pintura em têmpera (Imagem 3); lápis sobre papel (Imagem 4); Esculturas em pedra (Imagem 5) e cerâmica (Imagem 6); coloridos vitrais (Imagem 7);esculturas que combinam a técnica de vitrais com madeira(Imagem 8) e mosaicos (Imagem 9).
Muitas de suas obras são de caráter religioso retratando passagens das sagradas escrituras (Imagem 10), figuras de Cristo (Imagem 11) ou da Mãe de Deus (Imagem 12); entretanto encontramos ainda gravuras de rostos e figuras humanas (Imagem 13); projetos de mobiliários (Imagem 14) e belas paisagens (Imagem 15).
Entre os anos de 1966 e 1971 este artista foi convidado pelos frades carmelitas[2] a ir à cidade de Paranavaí, onde ornou com suas obras as igrejas matriz das paróquias São Sebastião (hoje Santuário do Carmo) e Nossa Senhora das Graças, bem como deixou obras nos Conventos Carmelitas de Paranavaí e Graciosa.
Hoje suas obras se fazem catalogadas e conservadas no Museu da Abadia de São Geraldo no Jardim Colombo em São Paulo, e nas Igrejas e Conventos de Paranavaí e Graciosa.
As obras de Bálint não representam simplesmente formas, estilos, técnicas, mas sim marcas históricas que descrevem não só o representado mais ainda o artista, bem como sua história e a história de seu povo, marcam lugares singulares, que devido à importância se fizeram dignos de receber tais obras, para que pela posteridade pudessem ser admiradas e interpretadas das mais diversas formas.
Frei Tiago Correia O.Carm. [3]




Anexos


Extrato do livro  Erinnerungen eines Brasilienmissionars de Dom frei Alberto Först O.Carm.



(Tradução)  BALINT FEHERKUTI

Quem era este homem e o que ele tinha a ver com nosso Comissariado? Balint Feherkuti, um húngaro de nascimento, era um excelente artista. Tomei conhecimento a respeito dele através do Dr. Karl Kögl. Ele viveu alguns meses conosco em Paranavaí. As suas obras na Igreja e Convento de Paranavaí dão testemunho do seu talento como escultor e pintor. Para a Igreja ele esculpiu a porta do Tabernáculo e criou a via-sacra em cerâmica. A seguir, ele ocupou-se com a produção de 4 estátuas de tamanho acima do natural: Maria do Monte Carmelo, São Sebastião, São José e Santa Tereza de Lisieux. Infelizmente ele não pode concluir completamente estas estátuas. Elas receberam os últimos retoques do escultor tirolês Conrado Moser., Mas a estátua de São José é completamente fruto deste escultor. Hoje ele tem seu Atelier em Treze Tilhas ([em alemão:] Dreizen Linden) em Santa Catarina. O seu tio já tinha esculpido diversas figuras de santos para nós.

Como já mencionado, Balint Feherkuti foi também um excelente pintor. Para a capela do batismo na Igreja ele criou a pintura do Batismo de Jesus e para a cripta embaixo do altar-mor a Ressurreição de Jesus. No refeitório resulta de suas mãos o quadro da última ceia que abrange a inteira parede do fundo. Na sala de recreação, uma grande pintura com uma vista da cidade de Bamberg testemunha a sua capacidade. De resto, também a pintura do altar na Igreja paroquial de Graciosa provém de sua mão. Sim, Balint Feherkuti era um artista realmente distinto e polivalente [versátil]. Após o fim da Guerra ele teve que suportar com muitas dificuldades. Isto o marcou a longo prazo. Assim se podia entender também de algum modo a sua própria fraqueza. A fraqueza se chamava Álcool.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- Albert FÖRST. Erinnerungen eines Brasilienmissionars, Provinzialat de Karmeliten, Bamberg 2012.







IMAGEM 2

Nº Registro:         MASG-0793
Denominação:      Pintura
Título:        (Igreja e arvores)
Palavra-chave:     Comunidade Húngara; Bálint Feherkutyi
Autor/Fabricante:         
Bálint Fehérkuty 
Material:     Tinta aquarela; Papel
Técnica:      Aquarela s/ papel
Cronologia:          1975
Função:      Artes Visuais
Origem/Local de produção:    Brasil
Local de procedência:    São Paulo - SP
Fontes:       Mosteiro São Geraldo


IMAGEM 3


Nº Registro:MASG-0724
Denominação:Pintura
Título:(Bosque)
Palavra-chave:Comunidade Húngara; Bálint Fehérkuti
Autor/Fabricante:
Bálint Fehérkuty
Material:Têmpera;
TelaTécnica:Têmpera sobre tela
Cronologia:1960 (?)
Função:Artes visuais
Origem/Local de produção:São Paulo (?)
Local de procedência:Mosteiro São Geraldo - São Paulo – SP
Fontes:desconhecida




IMAGEM 4


Nº Registro:         MASG-0788
Denominação:      Desenho
Título:        (Estudo: Cabeças)
Palavra-chave:     Comunidade Húngara; Mosteiro São Geraldo
Autor/Fabricante:         
Bálint Fehérkuty
Material:     Lápis; Tinta; Papel
Técnica:      Lápis e tinta s/ papel
Cronologia:          s.d. (século 20)
Função:      Artes Visuais
Origem/Local de produção:    Brasil (?)
Local de procedência:    São Paulo - SP
Fontes:       Mosteiro São Geraldo


IMAGEM 5



Denominação: Escultura em cerâmica.
Título: Via Sacra
Palavra-chave:    
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty
Cronologia: Entre os anos 1966 e 1971
Função:      Artes Visuais
Origem/Local de produção: Paranavaí - PR
Local de procedência: Paróquia São Sebastião – Santuário do Carmo – Paranavaí - PR
Fontes:  Convento do Carmo




IMAGEM 6



Nº Registro:
Denominação: Escultura
Título: Nossa Senhora do Carmo
Palavra-chave:    
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty
Cronologia:          Entre os anos 1966 e 1971
Função: Arte Visuais
Origem/Local de produção:    Paranavaí - PR
Local de procedência:    Paranavaí - PR
Fontes:       Convento do Carmo – PR


IMAGEM 7



IMAGEM 8


Nº Registro:         MASG-0942
Denominação:      Luminátia de mesa
Título:       
Palavra-chave:     Monges; Dom Inácio Caciagli
Autor/Fabricante:         
Dom Inácio Caciagli - Autor da montagem
Bálint Fehérkuty - Autor do Vitral 
Material:     Vidro; Madeira
Técnica:      Vidro fundido, Madeira
Cronologia:          2003
Função:      objeto de iluminação
Origem/Local de produção:    São Paulo - SP
Local de procedência:    São Paulo - SP
Fontes:       Mosteiro São Geraldo

IMAGEM 9



Nº Registro:         MASG-0260
Denominação:      Mosaico
Título:       
Palavra-chave:     Mosteiro São Geraldo; Igreja São Bento do Morumbi
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty   
Material:     Alumínio; Vidro; Resina
Técnica:      Alumínio lixado; Resina fundida
Cronologia:          1970 (?)
Função:      Amostra de trabalho artístico
Origem/Local de produção:    São Paulo - SP
Local de procedência:    Mosteiro São Geraldo - São Paulo - SP
Fontes:       Mosteiro São Geraldo



IMAGEM 10


Denominação: Pintura
Título: Santa Ceia
Palavra-chave:    
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty
Cronologia:          Entre os anos 1966 e 1971
Função: Arte Visuais
Origem/Local de produção:    Paranavaí - PR
Local de procedência:    Paranavaí - PR
Fontes:       Convento do Carmo – PR




IMAGEM 11



Denominação: Pintura
Título: Cristo
Palavra-chave:    
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty
Cronologia:          1968
Função: Arte Visuais
Origem/Local de produção:    Paranavaí - PR
Local de procedência:    Paranavaí - PR
Fontes:       Convento do Carmo – PR





IMAGEM 12



Denominação: Pintura
Título: Nossa Senhora das Graças
Palavra-chave:    
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty
Cronologia:          Entre os anos 1966 e 1971
Função: Arte Visuais
Origem/Local de produção:    Graciosa/Paranavaí - PR
Local de procedência:    Graciosa/Paranavaí - PR
Fontes:       Paróquia Nossa Senhora das Graças Graciosa Paranavaí – PR



IMAGEM 13


Nº Registro:         MASG-0735
Denominação:      Desenhos
Título:        s/ título (estudos: figura masculina)
Palavra-chave:     Comunidade Húngara; Bálint Feherkuti
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty 
Material:     Papel
Técnica:      Tinta s/ papel
Cronologia:          1960 (?)
Função:      Artes Visuais
Origem/Local de produção:    São Paulo (?)
Local de procedência:    São Paulo
Fontes:       Mosteiro São Geraldo


IMAGEM 14


Nº Registro:         MASG-1040
Denominação:      Desenho
Título:        anvero (Estudo de Mobiliário) e reverso (Estudo de Mobiliário e pessoas)
Palavra-chave:     Comunidade Húngara; Bálint Fehérkuti
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty   
Material:     Grafite; Lápis; Papel
Técnica:      Grafite e lápis colorido sobre papel
Cronologia:          s.d. (século 20)
Função:      Artes Visuais - Estudo
Origem/Local de produção:    Brasil
Local de procedência:    São Paulo - SP
Fontes:       Mosteiro São Geraldo

IMAGEM 15


Denominação:Pintura
Título: Paisagem Bamberg
Palavra-chave:    
Autor/Fabricante:          Bálint Fehérkuty
Cronologia:          Entre os anos 1966 e 1971
Função: Arte Visuais
Origem/Local de produção:    Paranavaí - PR
Local de procedência:    Paranavaí - PR
Fontes:       Convento do Carmo – PR





IMAGEM 16







[1] a proibição foi também para o alemão, italiano e japonês
[2] Dom frei Alberto Först O.Carm relata em seu livro de memórias a estada de Bálint Ferculty em Paranavaí, uma cópia do original em alemão se encontra nos anexos bem como uma tradução para o português feita por frei Rivaldave Paz Torquato O.Carm. em anexos.

[3] Este artigo só pode ser escrito graças a ajuda do Museu da Abadia de São Geraldo, o qual agradeço na pessoa de Giselle Paixão que foi quem disponibilizou as fontes necessárias, bem como a frei Rivaldave Paz Torquato O.Carm pela tradução do texto que esta em anexo.

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