Carmelitas Medievais


São Nuno de Santa Maria O.Carm (Condestável de Portugal)


Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bomjardim (Portugal) em 24 de junho de 136. Como Condestável do Reino de Portugal, foi militar invencível na Guerra da Independência, mas, quando lhe morreu a esposa, vencendo-se a si mesmo, entrou em 1423 para a Ordem do Carmo, no Convento de Lisboa por ele mesmo fundado, Sendo irmão leigo, tomou o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Morreu no mesmo Convento, no Domingo da Ressurreição de 1431, no dia 1º de Abril, tendo dado a todos, durante sua vida o exemplo de oração, penitencia, devoção ao Santíssimo Sacramento, amor aos pobres e entrega a Nossa Senhora.



 Estudos sobre São Nuno de Santa Maria:
  1.     Históricos:
  • "A construção da sociedade política de Avis à luz da trajetória de Nuno Álvares Pereira" Fátima Regina Fernandes:


  • "NUNO ÁLVARES PEREIRA E A APOLOGIA DA CAVALARIA NA CRÔNICA DO CONDESTÁVEL (SÉCULO XV) Marina Sartori Martins:

Artigo:

Pesquisa completa:


     2. Hagiográficos:

  • Revista comemorativa pela canonização de São Nuno de Santa Maria:
  • "D. NUNO ÁLVARES PEREIRA: UM SANTO PARA O NOSSO TEMPO" Dom Duarte Pio:
http://www.icea.pt/Conferencias/Conferencia1/Conf01_06.pdf



***



Beato Ângelo Paoli O.Carm (Pai dos Pobres)


O P. Ângelo Paoli nasceu a 1 de Setembro de 1642 em Argigliano, aldeia de Casola in Lunigiana próxima de Fivizzano. No batismo recebeu - como que a título premonitório – o nome de Francisco, o  poverello de Assis. Como ele, também Paoli viria a apaixonar-se pela Senhora Pobreza, servindo-a com toda a sua alma. Foi um jovem piedoso e devoto, demonstrando já desde muito cedo uma inclinação para a vida religiosa, optando entre outras possibilidades pelo Carmelo, talvez por causa do seu forte cunho mariano.



Estudos sobre Ângelo Paoli:
  • Carta do Prior Geral FERNANDO MILLÁN ROMERAL a toda a Família Carmelita por ocasião da beatificação de Padre Ângelo Paoli.
http://www.ocarm.org/books/sites/default/files/A.Paoli-testoPORT.pdf


***


 Frei Thomas Netter O. Carm (Diplomata e Teólogo)


Ingressou no carmelo de Londres, assistiu a universidade em Oxford, participou do Concilio de Pisa (1409), em 1414 foi eleito provincial, foi pregador real de Henrique V, participou do Concilio de Constança (1415) como representaste do reino Britânico, pronunciou as orações fúnebres de Henrique V em Westminster e foi tutor de Henrique VI, Faleceu em 3 de Novembro de 1403. 



Estudos sobre Thomas Netter 

  • prefacio do livro "Thomas Netter of Walden Carmelite, diplomat and Theologian (c.1372-1430)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário