Antes de voltarmos a bela serie de imagens do profeta Elias comentadas pelo prof. Luis da Silva Pereira, não poderia deixar de compartilhar esta não menos bela iluminura. Talvez por ser um carmelita estudante nos tempos modernos, quando vi esta representação na capa do livro "Carmel in Britain: Essays on the Medieval Carmelite Province, Vol. 2" embora sem cores, foi algo que me chamou a atenção. Hoje quando lia um artigo do medievalista Keith J. Egan na mesma coleção, procurando registros de fontes sobre as primeiras fundações carmelitas na Europa, me deparei com a citação da obra do frade dominicano Vincent of Beauvais (1190-1264) o qual se refere as primeiras fundações, então na procura pela obra, encontrei a bela iluminura que por tanto tempo procurei.
Esta é a Iluminura abre o "Speculum Historiale" de Vincent of Beauvais, em um manuscrito que pertenceu ao Rei Eduardo IV e data de 1478-80, se encontra hoje conservado na Biblioteca Britânica em Londres.
A Iluminura nos mostra um carmelita (notado por sua capa branca, "whitefriars") sentado em seu escritório a escrever, em segundo plano vemos um biblioteca com coloridos livros que em parte se encontram atras de uma cortina verde, a iluminura e cercada por motivos florais e na parte direita bem como na inferior encontramos as armas do rei Eduardo IV ( que são esquartejadas entre armas francesas fundo azul com três flores-de-lis em amarelo, e inglesas com fundo vermelho com três leões em amarelo). As da direita estão em estandartes e são seguradas por um par de anjos (nota-se pelas azas) e as armas da parte inferior do manuscrito encontram-se em sua representação heráldica tradicional, exceto a que se encontra no centro que leva acima do elmo uma coroa e uma coruja e não um leão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário