Arte Carmelitana

Pintura:



O ícone Maria “La Bruna” ( nossa morena) é a mais antiga imagem mariana adotada pelos Carmelitas (ícone do carmelo), e originária provavelmente do Monte Carmelo. Sua representação foi concebida para nos comunicar os valores da vida de Maria e portanto, para ajudar-nos a caminhar para Deus, com e como Maria. São detalhes interessantes na simbologia mariana do ícone.
  1. A cor dourada (lembrando o sol) das aureolas e do fundo indica a santidade de Maria, coração sempre revestido de Deus.
  1. A cor azul marinho (cor do mar, da fertilidade) do manto proclama a Maternidade Divina de Maria.
  1. A cor vermelha (símbolo do amor) da túnica, cuja parte cobre o Menino, indica o forte amor da Mãe para com o seu filho Jesus.
  1. A estrela (adorno) no manto de Maria é sinal de sua virgindade antes, durante e depois do parto: mulher de coração indiviso para Deus.
  1. A cor da manga do Menino (pele de ovelha) nos está a indicar: eis aí o Cordeiro de Deus.
  1. O rosto do Menino, com idade indefinida, comunica algo profundo: este é o Verbo eterno do Pai que se fez homem.
  1. A mão esquerda de Maria segura o Filho no colo, sinal de ternura. A mão direita, responde à nossa súplica: “mostrai-nos Jesus, bendito fruto...”, indicando-nos: “Eis o caminho, a verdade e a vida”.
  1. A posição do Menino, rosto colado ao da Mãe, é clara demonstração da recíproca ternura dos dois.
  1. Os olhos de Maria e de Jesus são voltados para nós, exprimindo a missão redentora de Jesus e a participação co-redentora de Maria.
Toda a composição do ícone acima, do tipo iconográfico da eleusa ( ternura), fala ao cristão, e ao Carmelita, da realidade da Virgem Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja e é convite à nossa intimidade, familiaridade e imitação de Maria. O ícone recebeu a coroa de outro por Decreto do Capítulo do Vaticano a 11/06/1875. O Santuário do Carmo onde é venerada desde o século XIII fica em Nápoles (Itália). 



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Pietro Lorenzetti: Entrega da Regra do Carmo.


Pietro Lorenzetti: Madonna dei Carmelitani (1329)

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Felipe Lippe


Pintor italiano, nasceu em Florença c. 1406 e morreu em Spoleto a 9 de outubro de 1469. Educado pelos freis carmelitas de Santa Maria del Carmine, fez seus primeiros votos em 1421. Pelos afrescos na capela Brancacci daquela igreja, recebeu a influência de Masaccio. Foi Capelão do convento de Santa Margarida em Prato (1456-1461).

Suas obras:


"Senhora e o menino" 1437 - Roma 


"São Jerônimo" 1439 - Altenburg


"Adoração na floresta" 1450s - Berlin


"Anunciação" 1443 - Munique


"Anuncição" 1440 - Roma


"Anunciação" 1440 - Florença



 "Senhora o menino e os santos" 1438 - Paris



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Representações Iconográficas de Santo Elias no Oriente:





Icone do Mosteiro de Santa Catherine no Monte Sinai, século VII





Icone Bizantino do século XII 



Icone do arebatamento de Elias e S. Demetrio, Igreja de Pokrov, século XVI




Icone Bizantino do século XVII






Icone Bulgaro do século XVII




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Poesia 

"Flos Carmeli" de São Simão Stock



Tradução:

“Flor do Carmelo, 
Videira florida, 
Esplendor do Céu, 
Virgem Mãe singular.
 Mãe afável, mas sempre Virgem,
 aos carmelitas, sê tu propícia.
 Estrela do mar”.

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"Nada te turbe" de Santa Teresa de Jesus 




tradução:

"Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda
A paciência
Tudo alcança
Quem tem a Deus,
Nada lhe Falta.
Só Deus basta."







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